05/10/2022

Cansados do mundo corporativo, os sócios Ilan Vasserman, Andreas Burmeister e Amit Eisler decidiram mergulhar de cabeça em um mercado até então pouco explorado: o do sono. Depois de mais de um ano entendendo o perfil do consumidor que buscavam, o trio criou em 2017 a Zissou, startup responsável por trazer o conceito de bed in a box ao Brasil, e que hoje vai muito além“Percebemos que o setor do sono estava desfalcado. Enquanto no tripé do bem-estar os ramos de saúde e atividade física já estavam repletos de marcas inspiracionais, que comunicavam com o público de maneira diferenciada, o sono não tinha isso. Assim, nascemos de uma necessidade", pontua Ilan Vasserman.

nspirando-se no mercado americano, os empresários desenvolveram um produto com qualidade superior, o colchão que é vendido em uma caixa compacta, fora os itens premium que não eram encontrados no país. A marca investiu em algo que se vê cada vez mais importante no cenário pós-pandemia: a experiência.

Cansados de associar a compra de colchões a lojas tradicionais, onde os consumidores deitam em plásticos nada confortáveis para testar os produtos, a estratégia dos sócios foi se associar a empresas que já eram diferenciadas, como a Ornare, Breton e Fast Shop, que hoje é sócia minoritária da startup. Além disso, optaram por manter uma presença muito forte no mundo digital, oferecendo 100 dias de teste aos clientes e mais facilidade na entrega.

Hoje em dia, a empresa possui quatro lojas físicas próprias, sendo três em São Paulo e a recém-inaugurada em Campinas. A meta é dobrar a quantidade até o ano que vem. Com foco no design, as unidades são todas projetadas por Guto Requena - e são nelas onde toda a experiência começa. Lá, o consumidor pode fazer uma visita muito mais íntima e confortável, como uma imersão no portfólio da marca.

Desde o princípio, a Zissou se posiciona como uma plataforma de sono, criando um ecossistema de produtos que inclui travesseirolençol, duvet, e até a 'toca', que é uma casinha de cachorro. Como estratégia de cativar cada vez mais o público, os empresários também investem em parcerias com marcas que dividem o mesmo propósito, como Amazon e Holistix.

Com um NPS de 92 pontos (Net Promoter Score é uma metodologia que utiliza ferramentas de pesquisa e classificação para analisar o nível de satisfação dos clientes de uma empresa), o sócio explica que a chave do negócio é investir em inovação e referência, principalmente agora que existem marcas concorrentes no mercado. Assim, a marca tornou-se o colchão de diversas unidades de redes de luxo como Fasano e Belmond.

Entretanto, Illan reforça: "a Zissou não é simplesmente uma cama que vem na caixa, e não se baseia apenas nesse discurso. A ideia é ser um excelente produto que, por facilidade, chega na casa do consumidor dessa maneira".

Fonte: https://casavogue.globo.com/