02/01/2024

O verão chegou e é importante assegurar que sua casa fique fresca e arejada neste período de altas temperaturas. Para isso, a arquitetura e o design de interiores desempenham um papel fundamental na manutenção do bem-estar térmico.

O ar condicionado e os ventiladores são excelentes opções, mas, além disso, se atentar à circulação de ar da casa também é uma ótima recomendação, sem contar a acessibilidade.

O arquiteto Washington Renan de Castro Benedito, de Sorocaba (SP), dá dicas sobre como refrescar a casa nos dias mais quentes, e diz que “pequenas mudanças já fazem grande diferença no lar". Confira:

“Criar correntes de ar estratégicas, por exemplo, é uma ótima solução. Então, abrir duas ou mais janelas de ambientes diferentes, que promovam essa circulação de ar, é muito mais útil do que abrir apenas uma janela ou outra”, conta.

O profissional também alega que plantas são grandes aliadas na luta contra o calor. “Elas aumentam o nível de umidade do ambiente, reduzindo, assim, as altas temperaturas”.

Atualizar a iluminação do imóvel também é algo a se considerar. Renan recomenda a troca de lâmpadas antigas por modelos de LED. “Além de serem bem mais duráveis e econômicas do que as lâmpadas incandescentes, os modelos em LED esquentam bem menos, trazendo um conforto maior para o ambiente”, compara o arquiteto.

Muitas pessoas estão com planos de economizar neste início de ano e, por isso, Renan sugeriu algumas dicas que são “amigas do bolso”, com a ideia de trabalhar com aquilo que já está disponível dentro do espaço.

“Uma boa reorganização de móveis, liberando as passagens de ar, já traz um frescor para a casa, tanto visualmente quanto termicamente”, compartilha o rapaz.

Além disso, “colocar cortinas ou persianas nas janelas que recebem a luz solar diretamente, já diminui consideravelmente a temperatura interna”.

De acordo com o especialista, as cores, materiais e texturas também interferem bastante no conforto térmico dentro de casa, além de ser visualmente agradável em questões de decoração.

“Cores mais claras e neutras retém menos calor, ou seja, esquentam menos, tanto nas paredes quanto nos tetos, trazendo um conforto maior. Para cortinas, estofados, tapetes, almofadas, roupas de cama, entre outros, o ideal é optar por tecidos mais leves, como linho e algodão, que não trarão aquele desconforto de ser ‘quente demais’, como um veludo ou couro.”

Um investimento que Renan indica é adicionar um umidificador no quarto. “É bem legal para dias mais quentes e secos, e a lógica funciona como as plantas, trazendo umidade para o ambiente, além de melhorar seu sono com o vapor, combatendo a secura. A umidade baixa a temperatura, trazendo um frescor para o quarto”.

O arquiteto conta que existem cortinas e persianas chamadas de "telas solares", que também contam com um preço mais acessível e que “conseguem reduzir em até 95% a incidência de luz solar nos ambientes, evitando que o ambiente esquente”.

Outra solução que proporciona um conforto nos dias atuais é a aplicação de argila expandida nas lajes, ou até mesmo por dentro de telhados. Segundo Renan, isso “traz um isolamento térmico e acústico para a casa, podendo reduzir em até 5ºC na temperatura interna”.

Fonte: https://g1.globo.com/