25/04/2023

Você já ouviu falar em microverdes? Também conhecidos como microgreens, são hortaliças ultrajovens, que passaram da fase de broto, mas ainda são consideradas folhas baby. “O broto é a primeira fase  da planta, que ocorre nos primeiros quatro ou cinco dias. O microverde é a fase na qual ela lança suas primeiras duas folhinhas, o que ocorre de 7 a 20 dias após a semeadura”, explica Andrei Santos, diretor de planejamento estratégico da ISLA Sementes.

Então, se você tem vontade de colocar em prática o projeto de ter uma horta em casa ainda este ano, os microverdes podem ser uma sugestão fácil, rápida e que também oferece o prazer do cultivo, além de alimentos ricos em nutrientes. Produzir parte de seus alimentos em casa é uma atividade relaxante para se fazer sozinho ou em família e também ajuda no processo de aprendizado do crescimento das plantas, o que pode despertar mais interesse pelo consumo de hortaliças.

Atualmente, há no mercado, opções de kits de microverdes prontos — com sementes, bandeja e substrato —, a exemplo do vendido pela ISLA Sementes, mas você também pode comprar os elementos separadamente. Veja como plantar!

Como plantar uma horta de microverdes

Primeiro, prepare o recipiente onde você vai plantar. Caso você esteja usando uma bandeja, coloque cerca de 1 dedo de substrato à sua escolha.  

É necessário que a semente receba luz e não fique obscurecida pelas bordas dos vasos, jardineiras ou qualquer outro recipiente.

Em seguida, espalhe uniformemente as sementes por toda a superfície do vaso, cuidando para que uma não fique em cima da outra. Você pode distribuí-las como se estivesse salpicando as sementes pelo substrato, não sendo necessário cobri-las.  Em seguida, borrife água cuidadosamente até umedecer bem toda a área.

Com a ajuda do borrifador, regue diariamente a sua produção, especialmente nos primeiros dias. Lembre-se: você quer manter o substrato sempre úmido, nunca encharcado.  Deixe o recipiente em um local bem iluminado. A germinação pode acontecer entre 3 e 10 dias, dependendo da espécie. Fique atento às indicações no verso do envelope da semente que você comprou.

 Hora da colheita

Quando as suas plantinhas atingirem entre de 6 e 8 cm, é hora de fazer a colheita.

Você pode segurá-las delicadamente pelas folhas e cortá-las com a ajuda de uma tesoura, bem próximo do substrato para melhor aproveitamento. É importante lembrar que os microverdes não irão nascer novamente: você precisará realizar um novo semeio para obter uma nova produção.

Fonte: Casa Claudia