13/10/2021

Sem dúvidas, o quarto é um dos lugares mais íntimos do lar e pode ser visto como um dos principais refúgios em que recuperamos as energias após dias atarefados e cansativos. O espaço que, em muitas casas, reúne mais de uma função, merece atenção especial para que possa ser utilizado da melhor forma, de acordo com a rotina do morador. Esse cuidado é ainda mais importante em ambientes pequenos, que necessitam de soluções que otimizem o uso do ambiente.

 

Por isso, separamos cinco ideias de decoração que são perfeitas para quartos pequenos. Confira a seguir!

1. Quarto com plantas e espaço para home office

Um quarto que vai além de um mero dormitório. Esse foi o desejo dos moradores deste apartamento de 44 m² em Brasília. Assinado pelo escritório Lez Arquitetura, o projeto deu origem a um ambiente versátil que reúne o aconchego necessário para os momentos de descanso e toda a funcionalidade de um home office completo e organizado.

2. Quarto com estilo boho chic com pintura geométrica

O dormitório da americana Aubrey, criadora de conteúdo do perfil HelloImAubs, é composto por uma paleta natural marcada pelo uso de tons terrosos, explorados através da pintura na parede e do enxoval. Com a cabeceira de palhinha, a poltrona de vime, o vaso de cerâmica, a escada metálica de apoio e o painel de macramê, o ambiente ganhou uma mistura acolhedora e cheia de personalidade.

3. Quarto de casal com closet e parede de tijolinhos

Os proprietários deste imóvel queriam que o quarto não tivesse uma cabeceira estofada e fizeram questão de que fossem colocados pendentes acima das mesas laterais, que são evidenciados pela textura da parede de tijolinhos brancos. Assinado pela arquiteta Juliana Faria, o dormitório recebeu uma base neutra combinada ao azul. “Ao longo do projeto, inserimos o terracota para compor com o cinza e o assoalho em peroba-mica”, conta a arquiteta. O resultado: um décor jovial e acolhedor!

4. Quarto de bebê com cristais e parede bicolor

Quando foi decorar o quartinho do próprio filho, a designer de interiores e artesã Paloma Christiansen apostou em um décor sem o estereótipo típico desses espaços. Com muitas influências do estilo boho, o local recebeu um moisés feito de palha e um móbile supercriativo. Já os cristais trazem energias positivas para o pequeno, assim como a parede bicolor verde, que simboliza a natureza, esperança e vitalidade.

 

5. Quarto infantil vira playground com cama-casinha e escorregador

Compartilhar o mesmo dormitório pode ser uma dor de cabeça para alguns irmãos, mas não para as crianças deste apartamento em São Paulo. Por conta da diferença de idades (a mais velha com sete e, a mais nova, com três), os pais solicitaram à arquiteta Beatriz Quinelato um quartinho que favorecesse a socialização e as brincadeiras entre as filhas. As soluções propostas pela arquiteta foram diversas, como a criação de um cantinho de estudos e leitura unificado, além de ideias de decoração lúdicas.